Laboratório de Mineração

Série Laboratório Básico - Parte 9: Laboratório de Mineração Básico

Série Laboratório Básico – Parte 9

Laboratório de Mineração: Abordamos aqui muitos assuntos ligados a solos, rochas e afins, quase sempre com uma orientação voltada para obras de edificações e estradas. Quase: desta vez, solos e rochas são atores em um palco diferente. Falaremos hoje sobre a exploração desses materiais – a mineração.

De forma mais específica, este artigo faz parte da série Laboratório Básico, cujo tema de hoje será a mineração. Buscaremos entender que processos, equipamentos e configurações devem constar em um bom laboratório básico para ensaios de mineração.

Índice

  • Britador de Mandíbulas
  • Moinho de Bolas/Barras
  • Moinho de Panelas
  • Moinho de Disco

Vale aqui um adendo explicativo sobre ensaios de mineração: uma parte considerável de todo o processo laboratorial se refere ao processamento de material bruto retirado de jazidas. Este processamento ocorre para que se possa colher dados das propriedades físicas de cada tipo de material, o que influencia na operação geral de mineração.

Mineração, solos, rochas, asfalto – todos esses são temas muito abordados por aqui, no Blog da Contenco, sempre com informação precisa, na forma de conhecimento útil para a vida. Seguem artigos que recomendamos:

Série Laboratório Básico – Parte 1: Laboratório de Concreto

Ensaios com Aparelho Casagrande: limites de liquidez e plasticidade

Penetrômetro para asfalto: saiba como funciona!

Britador de Mandíbulas

O primeiro dos itens essenciais em um laboratório de mineração é o britador de mandíbulas, equipamento utilizado nos estágios iniciais de processamento do material extraído da natureza.

Ou seja: o trabalho bruto e pesado realizado pela máquina faz com que haja a necessidade de certa robustez de estrutura e muita segurança. Itens que, claro, a Contenco/Pavitest priorizou no desenvolvimento deste equipamento.

A carcaça do aparelho é feita de chapas de aço soldadas, enquanto as mandíbulas e chapas de desgaste são de aço manganês. Além disso, possui uma carenagem externa geral, que garante a segurança de todos os participantes da operação.

I-4198 – Britador de Mandíbulas

Britador de Mandíbulas para Laboratório de Mineração
Britador de Mandíbulas

Moinho de Bolas/Barras para Laboratório de Mineração

Um dos estágios subsequentes do processamento de material e obtenção/separação de seus componentes minerais é a atuação do moinho de barras e bolas. No caso, as barras e bolas são os componentes da máquina que, em movimento e atrito com o material, promove a moagem.

Ambas as opções possuem configurações diferentes: as barras podem realizam moagem de até 10 Mesh, enquanto as bolas entregam material processado a até 325 Mesh.

O número de giros realizados e o tempo de processamento são controlados por um programador digital acoplado ao equipamento. Por emitir muito ruído, possui revestimento interno em borracha, que diminui o barulho da operação.

I-4205 – Moinho de Bolas/Barras

Moinho de Bolas/Barras para Laboratório de Mineração
Moinho de Bolas/Barras

Moinho de Panelas

O moinho de panelas é um aparelho destinado ao processamento de materiais em partículas muito pequenas – é, de fato, uma pulverização. A máquina procede dessa maneira sem produzir resíduos, ou seja, sem perder material ao realizam a pulverização.

O aparelho da Contenco/Pavitest atua nos materiais por meio de uma pastilha e um anel triturador que, em movimento axial, pulveriza a amostra. Ao final, a máquina entrega o material em uma granulometria de até 400 Mesh.

Possui configuração de altura de trabalho de 850mm, contando também com um relógio que marca o tempo da operação. Panela (com anel redutor) e estrutura são fabricados em aço. O conjunto pesa 230 kg.

I-4227 – Moinho de Panelas

Moinho de Panelas para Laboratório de Mineração
Moinho de Panelas

Moinho de Disco para Laboratório de Mineração

Uma opção para processamento via pulverização dos materiais minerais é o moinho de disco – que também não pode faltar em um laboratório básico de mineração bem equipado. O disco de moagem é feito em aço manganês e tem 200mm de diâmetro, podendo entregar granulometria de até 400 Mesh.

Assim como outros equipamentos para laboratórios de mineração da Contenco/Pavitest, o moinho de disco possui sistemas robustos de segurança e proteção, assegurando que todo o processo corra de forma tranquila.

Outro aspecto importante é que a câmara de moagem pode ser aberta na totalidade, permitindo limpeza e retirada do material moído, evitando assim qualquer tipo de contaminação.

I-4228 – Moinho de Disco

Moinho de Disco para Laboratório de Mineração
Moinho de Disco

Agora que nosso laboratório básico de mineração está completo, que tal compartilhar este artigo com seus contatos? Aproveite e acesse o Blog da Contenco e confira as outras partes da série Laboratório Básico!

Siga também a Contenco nas Redes Sociais: Instagram Facebook LinkedIn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *