Laboratório de Asfalto Ensaio Marshall

Laboratório Básico – Parte 5: Laboratório Asfalto Ensaio Marshall

Pode não parecer à primeira vista quando andamos por um pequeno trecho de ruas e estradas, mas obras de pavimentação ocorrem em escalas gigantescas! Imagine, por exemplo, uma estrada que ligue uma cidade a outra: são muitos quilômetros de obra!

Para atender à demanda por testes e ensaios de asfalto e garantir a utilização de um material de qualidade, o ideal é ter à disposição um bom e completo laboratório de asfalto, em especial que possua capacidade para realizar ensaios do tipo Marshall.

Esta será a pauta do nosso quinto artigo da série Laboratório Básico, listando e descrevendo os principais equipamentos que devem constar em um laboratório de asfalto capacitado para operar com o método Marshall.

Esta série, trazida pelo Blog da Contenco, é um bom exemplo de nossa missão: prover conhecimento. Para saber mais um pouco, que tal dar uma olhada nestes artigos que recomendamos?

Penetrômetro Para Asfalto: Saiba Como Funciona!

Saiba Tudo Sobre Como Funcionam Os Ensaios Em Asfalto (Marshall)

Obras De Pavimentação De Qualidade Com Testes De Solo CBR E Marshall

Prensa Marshall Manual

Item mais do que básico para qualquer laboratório de asfalto e materiais afins, a prensa manual tem capacidade de compressão de até 5.000kgf, extensômetro, anel dinamométrico e duas velocidades – uma lenta para a realização dos ensaios e outra rápida para reposicionamento e recolhida da prensa.

Fabricada pela Contenco/Pavitest a partir de projeto e matéria-prima 100% nacionais, a prensa manual pode ser utilizada em testes de método Marshall com misturas asfálticas e betuminosas ou alcatrão, a quente.

I-2001 – Prensa Marshall Manual

I-2001 – Prensa Marshall Manual

Prensa CBR/Marshall Micro Processado com Software

Falamos deste equipamento também na parte 4 da série Laboratório Básico, quando listamos os produtos essenciais para laboratórios de ensaio CBR. Viu como é multitarefa e versátil?

Com esta prensa, é possível realizar ensaios Marshall (com amostras de natureza betuminosa e asfáltica), CBR e outros tipos de compressão que se fizerem necessários na obra – como em telhas e gesso, por exemplo. Estes outros ensaios além do CBR/Marshall precisam de acessórios específicos.

Acompanha software completo com funções de controle, aquisição de dados, cadastro de corpos de prova e emissão de relatórios com gráficos.

I-1006-FA – Prensa CBR/Marshall Micro Processado com Software

I1006FA Prensa CBR Marshall Software Contenco

Anel Cabeçote

Item em forma de anel fabricado em aço fundido, utilizado durante ensaios do método Marshall. Tem função de compressão (placa de ruptura) e possui guias que ajudam a garantir uniformidade e paralelismo durante o teste.

I-2002 – Anel Cabeçote

I2002 Anel Cabeçote Contenco

Pórtico de Lottman

A peça é utilizada principalmente para determinar a resistência à tração por compressão diametral em corpos de prova em ensaios Marshall. Também possui guias pensadas para atuar na uniformidade durante o ensaio.

I-2002-A – Pórtico de Lottman

I2002A  Pórtico de Lottman Contenco

Cilindro Marshall

Trata-se de um molde em formato de cilindro, fabricado em aço zincado. Sua principal funcionalidade é a de moldar e compactar os materiais que servirão de amostra em ensaios do método Marshall.

I-2003 – Cilindro Marshall

I2003 Cilindro Marshall Contenco

Soquete Marshall

Esta peça possui um peso deslizante para impacto de até 4,540kg. Feito de aço zincado, o soquete é utilizado principalmente em ensaios Marshall.

I-2004 – Soquete Marshall

I2004 Soquete Marshall Contenco

Medidor de Fluência

O medidor de fluência é responsável por determinar o deslocamento máximo apresentado pela amostra em um ensaio Marshall, mediante aplicação da carga máxima. Fabricado em latão.

I-2005 – Medidor de Fluência

I2005 Medidor de Fluência Contenco

Extrator Marshall

Aparato utilizado para retirada de material de seu meio natural, para fins de composição de amostra para ensaio Marshall. Aplica-se força com a manivela para movimentar a quantidade de material.

I-2006 – Extrator Marshall

I2006 Extrator Marshall Contenco

Esperamos que esta quinta parte da nossa série de artigos “Laboratório Básico” tenha sido proveitosa para você. Conte-nos como tem sido a sua experiência com empreitadas que utilizam ensaios de Laboratório Asfalto Ensaio Marshall!

Ah, e não se esqueça de compartilhar com seus contatos nas redes sociais!

Siga também a Contenco nas Redes Sociais: Instagram Facebook LinkedIn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *